Área do Mecânico

10 Dicas para vender mais em tempos de pandemia (e depois também!)

IKS Cablex

Um cenário adverso, como o que estamos vivendo agora, pode impactar profundamente no faturamento e na sobrevivência de muitas empresas. A IKS preparou 10 dicas e estratégias que você pode aplicar no seu negócio para vender mais em tempos de pandemia (e depois também!), seja ele uma oficina mecânica, uma distribuidora ou até mesmo um varejista de autopeças.

Boa leitura!


1- Compartilhe com a equipe


Como diz o provérbio popular, a união faz a força. E, mais do que nunca, em tempos de pandemia é de primordial importância estabelecer um relacionamento de confiança com a sua equipe. Fortaleça a comunicação interna em sua empresa, apresente os desafios atuais, os objetivos e metas a serem cumpridos e o que espera de cada um dos seus colaboradores. Ouça o que eles têm a dizer, dando abertura para sugestões e soluções que possam ser aplicadas no negócio. Reaproveitar a equipe em outras funções também pode ser uma alternativa para não precisar desliga-los, se este for o seu caso.


2- Entenda onde o seu público está


Compreender o seu tipo de cliente ideal, como ele se comporta e os meios onde ele se informa e se diverte faz toda diferença nas suas estratégias de comunicação. O meio digital nos coloca à disposição uma série de plataformas: Instagram, LinkedIn, Facebook, YouTube, Twitter, TikTok... mas a verdade é que você não precisa estar em todas elas. Analise qual(is) delas mais se adequa(m) ao seu perfil de cliente e concentre-se em desenvolver um conteúdo de qualidade, evitando assim desperdício de tempo e dinheiro em ações que não fazem sentido para a sua empresa. Essa compreensão você pode ter, por exemplo, fazendo uma breve pesquisa com os seus contatos, parceiros e clientes atuais.


3- Fortaleça sua presença digital


Ter uma presença online com consistência e frequência nas publicações é fundamental para atrair e reter clientes. Reforce a divulgação dos seus produtos nas redes sociais, invista no desenvolvimento de um website e crie ofertas especiais para a sua audiência. Caso você utilize um perfil pessoal no Instagram, por exemplo, transforme-o em uma conta profissional, que disponibiliza uma série de ferramentas e métricas que as contas comuns não possuem. Você pode acessar insights sobre os seus seguidores, acompanhar o desempenho das publicações e descobrir os melhores dias e horários para postagens, além da possibilidade de criar promoções, obter novas opções de contato e ter acesso a uma série de dados relevantes para você criar as melhores estratégias nas suas redes sociais. 


4- Tenha um orçamento para anúncios


Sim, por um lado a internet é democrática e está à disposição para quem quiser utiliza-la. Mas, ter uma página nas redes sociais e fazer postagens por si só, mesmo que frequentes, não é garantia de sucesso. Pelo contrário, depender somente do alcance orgânico (aquelas postagens que a plataforma mostra gratuitamente aos seus seguidores), na esmagadora maioria das vezes, resulta em um crescimento bastante lento. Portanto, investir em anúncios nas redes sociais torna-se necessário para acelerar esse processo.  


5- Estratégia e planejamento


Tenha em mente que não basta ter uma verba reservada para anúncios, mesmo que pequena a princípio. É necessário pensar bem e planejar como e de que forma isso será feito. Sabe aquele entendimento que você fez sobre o seu tipo de cliente ideal? Isso irá te auxiliar nessa tarefa. Qual é a idade do seu público? Em que região ele mora? Ele é mais formal ou informal? Que tipo de postagem e conteúdo eu quero comunicar? Como eu quero que a minha marca seja vista?

Pesquise os seus concorrentes, não para copiá-los, mas para ter uma referência do que o público já encontra por aí e de que forma você irá posicionar a sua marca nesse mercado. Vale a pena também ter um cuidado especial com o visual, o design das suas postagens. Se puder, contrate um designer, ou então use plataformas de design gratuitas, como o Canva, que disponibiliza várias artes que você pode personalizar com a sua marca. 


6- Aposte no delivery


Esse serviço já é uma realidade em grande parte do segmento automotivo, e foi visto como uma oportunidade para o setor em frente às restrições impostas pela pandemia. Se você ainda não oferece esse tipo de facilidade aos seus clientes, utilize serviços de motoboy ou até mesmo mobilize parte da sua equipe interna para realizar a entrega dos seus produtos. Determine um raio de atuação e analise se os custos do serviço são viáveis para a sua empresa. Mas não deixe de investir nesta conveniência para o cliente.


7- Aproxime-se dos seus clientes


A comunicação constante com os seus clientes atuais é uma importante maneira de fazer com que a sua marca ou empresa esteja sempre presente em suas mentes. Procure manter um banco de dados atualizado dos seus clientes, incluindo os inativos e os prospects. Envie mensagens e comunicações constantes, como ofertas, novidades sobre a sua empresa, lançamentos de novos produtos, informações sobre o atendimento e serviços diferenciados durante o período da pandemia. Mas não somente isso, procure estabelecer uma conversa de forma a ouvir o que eles têm a dizer em termos de necessidades, críticas e sugestões, e aplique esse feedback valioso em suas estratégias.


8- Pense “fora da caixa”, inove!


Principalmente para quem é empreendedor ou profissional autônomo, como os varejistas de autopeças e oficinas mecânicas, é no momento de crise que a necessidade de inovar surge para que consiga manter o seu negócio vivo. 

Pense nos desafios atuais, nos novos hábitos criados pela pandemia e nas diferentes maneiras que você pode atuar para driblar as dificuldades e atender a esse “novo normal”. Reveja a sua linha de produtos, repense a sua estratégia de preço, agregue novos serviços, crie ofertas e promoções. Aproveite o momento para ousar um pouco e fazer coisas que, num momento de calmaria, você não faria. Afinal, a tendência é que muitos desses novos hábitos continuem mesmo após o término da pandemia.


9- Seja transparente


Nada melhor para conquistar e manter a confiança dos seus clientes do que uma comunicação constante e verdadeira. Caso a sua empresa esteja passando por dificuldades, seja no cumprimento de prazos, na manutenção dos preços ou outro item crítico, explique para a sua clientela o que está acontecendo e faça o possível para que o consumidor não seja tão prejudicado. Comunique também quais os cuidados de higiene e prevenção que a sua loja ou oficina aplica para garantir a segurança dos clientes e colaboradores. Divulgue as formas alternativas que a sua empresa criou para manter o atendimento mesmo em tempos de distanciamento social. Ser transparente, neste momento, além de evitar que você perca alguma venda, também fará com que o cliente retorne quando precisar.


10- Planeje o pós-crise


Todo momento de crise um dia termina. Enquanto você trabalha para reagir à pandemia, não deixe de pensar no futuro e planeje os próximos passos para a retomada do crescimento assim que tudo isso passar. Com certeza, este momento será de grande valia para aqueles que souberem extrair os aprendizados: como melhorar os seus processos, como atender melhor aos seus clientes, como otimizar os recursos da empresa. Enfim, comece a planejar hoje o futuro breve do seu negócio. 



Escrito por IKS Cablex