Foi-se o tempo que uma oficina precisava apenas realizar bons reparos para se destacar. Claro, saber como consertar um carro ou uma moto continua sendo a característica mais importante na área de reparos automotivos, mas há outras qualidades que não podem ser deixadas de lado.
Uma delas é a organização. Aquela imagem da oficina suja e bagunçada ficou no passado, boa parte delas hoje preza por um ambiente bem-arrumado para receber os clientes. Manter seu estabelecimento limpo e bem organizado pode transmitir que você terá o mesmo grau de cuidado com os veículos que chegam até você.
Mas não adianta manter a organização apenas onde o cliente está olhando, é preciso pensar além. Um estoque de autopeças desordenado, além de feio, pode atrapalhar o trabalho que precisa ser feito.
E isso serve também para as lojas do segmento, imagina deixar de atender a um pedido simplesmente porque não conseguiu encontrar o item solicitado. Não dá né?
Nesse artigo vamos comentar alguns cuidados que farão toda a diferença no estoque da sua loja ou oficina. Continue sua leitura para saber tudo.
Escolha do local
O seu estoque de peças não pode ficar em qualquer lugar, ele precisa ser apropriado para acomodar todas as que você tem aí no seu estabelecimento.
O primeiro ponto a se levar em conta é o tamanho dele, não dá para escolher espaço muito pequeno, ou suas peças ficarão amontoadas, dificultando a tarefa de encontrar algo específico.
Mas você também pode ignorar as condições climáticas do seu estoque. Não é exagero, muita luz do sol ou muita umidade podem prejudicar certas peças. Lembre-se que algumas delas são feitas de metal, portanto há o risco delas se oxidarem.
Hora de organizar
Agora que você já tem um bom espaço para acomodar o seu estoque, chegou a hora de arrumar ele. E há muitas maneiras de fazer isso.
Primeiro você pode organizá-las em categorias, como peças para essa ou aquela parte do veículo, de acordo com a montadora ou com a frequência de saída de cada item. Só não pode deixar de identificar as prateleiras e compartimentos com as categorias de cada peça.
Ter um estoque organizado vai beneficiar bastante a sua loja de autopeças e sua oficina, uma vez que você não vai precisar perder tempo tentando descobrir onde está um determinado item.
Tenha tudo sob controle
Calma que o trabalho ainda não acabou. Não podemos deixar de comentar a necessidade de um controle de estoque para o seu estabelecimento. É ele que vai garantir que você saberá a respeito da entrada ou da saída de uma determinada peça.
Um bom controle de estoque deve conter as seguintes informações:
- Entradas
- Saídas
- Datas
- Validade
- Quantidade
- Custo por unidade
- Dados do fornecedor
- Razão da saída do estoque
E há inúmeras maneiras de fazer o seu controle de estoque, desde softwares criados justamente para essa função até uma simples planilha no Excel. Mas nenhuma delas vai funcionar a menos que você treine seus profissionais e informe-os sobre a importância do controle de estoque.
-
Pronto! Agora você tem um espaço ideal para receber os cabos da IKS Cablex e outras peças na sua loja ou oficina. Esperamos que o nosso artigo ajude você a deixar o seu negócio ainda melhor!