Área do Mecânico

3 formas da sua oficina se preparar para o futuro

IKS Cablex

Conforme o tempo passa, o mundo vai mudando, se desenvolvendo e aprimorando. Por exemplo, olhe para a sua casa, muitos eletrônicos e eletrodomésticos presentes nela hoje nem seriam possíveis há algum tempo. Fritadeira elétrica? TV de tela plana? Notebook? As pessoas nem sonhavam com aparelhos assim.


E com as oficinas não poderiam ser diferente, elas mudaram muito de um tempo para cá e vão mudar bastante nos próximos anos. E as que não souberem se adaptar podem acabar sendo deixadas de lado pelos motoristas e motociclistas.


Mas não estamos falando apenas de tecnologia. Há competências que não estão diretamente ligadas a avanços tecnológicos, mas que fazem toda a diferença nos dias de hoje. Nesse artigo vamos falar um pouco sobre cada uma e como elas ajudam o seu negócio a se atualizar.


Dê continuidade à sua leitura e seja bem-vindo ao futuro.



Experiência do cliente

Esse é um tópico que se refere a tudo que pode afetar a forma como uma pessoa se relaciona com a sua oficina. Se há muita espera para ser atendido, se o mecânico demora muito para fazer um orçamento ou se o seu negócio é difícil de ser encontrado, há grandes chances da pessoa acabar desistindo de deixar o carro ou moto com você.


Só que esse assunto vai muito além de um bom atendimento ou de um ambiente acolhedor (apesar deles serem, sim, muito importantes). Em caso de oficinas, realizar um reparo bem-feito faz toda a diferença. Nessa hora, um profissional capacitado e o uso de peças de qualidade, como os cabos da IKS, são essenciais!


Tente se colocar no lugar do seu cliente e imagine como você se sentiria caso precisasse ser atendido pela sua oficina. Essa é uma boa forma de identificar o que precisa ser melhorado!



Conhecimento tecnológico

Certo, foi dito lá nos primeiros parágrafos que nem tudo era a respeito de tecnologia, mas esse tópico aqui é.


Não que antigamente lidar com a parte mecânica de um carro fosse fácil, muito pelo contrário! Mas hoje o funcionamento dos carros envolve eletrônica e apetrechos digitais que tornaram mais complexo ter que realizar o reparo deles.


Há ainda ferramentas e equipamentos que passaram a ser usados na rotina de trabalho de uma oficina que exigem um certo grau de conhecimento tecnológico.


É como dizem: conhecimento nunca é demais! Estudar e se atualizar a respeito da sua área de atuação irá permitir que você realize reparos em carros mais modernos e atuais. Você não vai deixar de consertar os carros mais antigos, mas com certeza estará preparado para os novos.


Ou se preferir, pode deixar sim.



Atendimento segmentado

A frota de carros e motos do Brasil não para de crescer. São diversos carros chegando às ruas todos os dias! E são tantos modelos que se você quiser pode mudar o foco da sua oficina para algum nicho.


Reformar carros é algo que está em alta. Existem mecânicos especializados em reformar modelos clássicos de forma que eles pareçam novinhos em folha. Mas, se você quiser, pode mexer apenas em carros elétricos, existem poucos ainda no Brasil, mas espera-se que o número tenha um aumento expressivo nos próximos anos.


Carros de luxo, esportivos, personalizados, lançamentos… Focar só em um público pode ser melhor que querer atender todos eles.



-



O futuro está logo aí, acontecendo a todo momento. Esperamos que com as nossas dicas você, seus colegas e a sua oficina consigam se preparar para ele. E se precisar de cabos de comando, não deixe comprar os cabos IKS no revendedor mais próximo de você.

Escrito por IKS Cablex