Área do Mecânico

4 cuidados para preservar a pintura do seu carro

IKS Cablex

Parte da beleza de um carro está diretamente relacionada à pintura dele. Não exatamente da cor, pois seu carro pode ser bonito sendo vermelho, preto, prata, branco e até verde-limão. Tudo vai depender do seu gosto.


Mas de uma coisa nós temos certeza: ninguém gosta de uma pintura com manchas. Dirigir seu carrão deixa de ser algo prazeroso quando ele está com danos e sinais na lataria, dependendo do estado dele você até perde a vontade de tirá-lo da garagem.


Só que se você tomar certos cuidados, não vai precisar se preocupar com o surgimento dessas imperfeições na pintura do seu amado possante. Terá ele colorido e brilhoso ao seu lado por muito mais tempo.


Ficou curioso? Prossiga com a sua leitura para saber todas as dicas que separamos para você.



1 - O clima não é o seu aliado

Nem o sol e nem a chuva fazem bem para a pintura do seu carro.


O sol pode causar rachaduras nela, que por sua vez resultarão em acúmulo de umidade e que, com o tempo, resultará em sinais de ferrugem.


Já a chuva, quando seca na lataria do seu veículo, pode provocar manchas. Isso para não falar das chuvas ácidas que provocam estragos ainda maiores.


Em ambos os casos, só com uma ajuda profissional para recuperar a cor original. O melhor mesmo é deixar seu carro sempre na sombra, mas não em qualquer sombra.



2 - Árvores não são uma boa ideia

De começo, deixar seu carro estacionado embaixo de uma árvore pode parecer uma boa ideia. Afinal, ele estará protegido das intempéries, certo? Não é bem assim…


Dependendo da árvore, seu carro corre até mais perigo do que se estivesse exposto à ação do tempo, podendo ser danificado por quedas de galhos, frutos, seivas e principalmente fezes de animais.


E todas essas ameaças podem colocar em risco a pintura de um automóvel. Claro que deixar vez ou outra não faz mal, mas frequentemente? É melhor procurar outra sombra.



3 - Continue a lavar

O bom mesmo é sempre dar aquela lavada no seu carro, pelo menos a cada 15 dias ou sempre que ele for exposto à terra, areia e maresia. Isso vai evitar que a sujeira acumule e prejudique a pintura. Uma boa maneira de fazer isso é usar apenas panos de microfibra, feitos para não arranhar, e sabão neutro.


Encerar também é uma ótima maneira de cuidar do seu carro. Além de dar aquele brilho que enche os olhos de todo mundo, uma boa encerada confere uma camada protetora capaz proteger seu carro contra vários tipos de contaminantes. Este cuidado pode ter um intervalo maior que a lavagem, algo entre 30 ou 45 dias.



4 - Abasteça com cuidado

Combustíveis são compostos muito fortes, tanto que até um mínimo respingo pode acabar danificando sua pintura. Não importa se o seu carro é movido a álcool ou a gasolina, todo cuidado é pouco ao abastecê-lo.


Uma dica é andar sempre com um pedaço de microfibra no bolso, assim você pode limpar qualquer respingo assim que terminar de encher o tanque dele.



-



Com esses cuidados você vai conseguir manter a pintura do seu carro em bom estado por muito mais tempo! Mas também não pode descuidar do que acontece na parte de dentro, então sempre que for preciso mexer nos cabos dele, exija cabos IKS Cablex!

Escrito por IKS Cablex