Se você nunca usou o Marketing para divulgar a sua oficina mecânica e conseguir mais clientes, separamos aqui 5 ações que você pode começar a aplicar para melhorar o desempenho da sua empresa. Leia a matéria e se inspire!
1- E-mail Marketing: um poderoso canal
Se usado com moderação, o e-mail é uma excelente ferramenta para você utilizar no marketing da sua oficina, captar mais clientes e fidelizar os atuais. Manter a comunicação sempre constante faz com que as pessoas não se esqueçam de você quando precisarem de um serviço de conserto ou manutenção do carro.
É necessário que você tenha um cadastro organizado dos clientes da oficina. Comece coletando as informações prioritárias, como nome completo, e-mail e data do aniversário. E se você chegar a um número muito grande de contatos, existem plataformas automatizadas que você pode usar para fazer os envios dos e-mails e até mensurar os resultados de aberturas e cliques.
Alguns exemplos de conteúdos são promoções, datas comemorativas, mensagem pelo dia do aniversário, lembretes de manutenções preventivas, dicas para conservação do carro entre outras informações importantes.
Mas saiba que os clientes precisam dar permissão para receber e-mails da sua empresa. Essa autorização pode ser coletada dentro do seu próprio website em um campo que diz por exemplo “Receba nossas promoções por e-mail” ou então manualmente (através de um formulário) caso você ainda não possua um website da sua oficina. Não caia na tentação de comprar uma lista de e-mails. Ao fazer isso, você adquire endereços de e-mail de pessoas que não te deram permissão para enviar mensagens a elas e isso pode ser muito prejudicial para a imagem da sua oficina.
2- Reforce sua presença online
O famoso “boca a boca” é uma fonte de indicação muito usada por quem precisa de qualquer produto ou serviço. Embora seja uma importante ferramenta para conseguir mais clientes, a divulgação da sua oficina não pode se limitar a isso. Com a ascensão do marketing digital, é essencial ter uma presença online para ampliar o seu poder de divulgação.
Um website é como um cartão de visitas. Ter um site moderno e profissional é fundamental para que seja criada uma boa impressão da sua oficina. Nele, fale sobre a sua história, equipe, serviços prestados e informações de contato, como telefone, e-mail e localização. Não se esqueça de trabalhar técnicas de SEO (Search Engine Optimization) e a produção de conteúdo para que seu site seja bem posicionado nas buscas do Google. Além disso, é de vital importância que o seu site seja responsivo, de forma que ele possa ser acessado de qualquer dispositivo sem distorções, seja de um computador, de um tablet ou de um celular.
Crie uma fanpage da sua oficina nas redes sociais. Facebook e Instagram são as mais básicas, mas facilitam bastante a comunicação e a interação com o seu público. Não basta somente criar os perfis, é preciso movimentá-los com alguma frequência para não cair no esquecimento! Faça um planejamento simples de conteúdos e temas importantes para atrair a atenção dos seus clientes.
E para aumentar o alcance da sua presença online, pense na possibilidade de investir certa quantia em anúncios e no impulsionamento de posts no Facebook Ads, por exemplo.
3- Use o Google Meu Negócio
O Google Meu Negócio é uma ferramenta gratuita que permite a você gerenciar a forma como sua oficina aparece no Google Maps e nos resultados de pesquisa do Google.
Essa ferramenta ajuda a promover o seu negócio localmente, pois a sua oficina será exibida quando uma pessoa procurar por um serviço automotivo na sua região, aumentando a possibilidade de alcançar mais clientes em potencial.
Além disso, com o Google Meu Negócio, você pode:
- Manter informações precisas sobre a sua empresa, como o horário de funcionamento da sua oficina, o endereço do site, a localização e o número de telefone;
- Interagir com os clientes ao postar fotos da sua empresa ou de serviços realizados, além de coletar e responder a comentários;
- Melhorar a forma como a sua oficina aparece online e conquistar novos clientes ao facilitar que eles o encontrem.
4- WhatsApp Business
O uso do WhatsApp hoje em dia já está tão incorporado na vida das pessoas que provavelmente a sua oficina já faz uso dele para se comunicar com os clientes. Mas saiba que você pode tirar melhor proveito do Whatsapp Business, que é uma versão profissional do aplicativo destinada especialmente para empreendedores que desejam utilizar esse recurso como uma ferramenta de atendimento ao cliente.
Ele facilita bastante a comunicação e a torna mais eficiente, pois possibilita automatizar, classificar e responder rapidamente às mensagens, além de outras funcionalidades. Faça uso desse recurso que com certeza proporcionará uma melhor experiência para os seus clientes.
5- Faça parcerias com outros estabelecimentos
Fazer parcerias com empresas de outros segmentos da sua região pode render bons resultados. Mas, para dar início a essa estratégia, é preciso tomar alguns cuidados.
Antes de mais nada, você precisa definir um ponto fundamental do seu negócio: conhecer a sua Persona (ou público-alvo). De forma simplificada, são as pessoas que você quer atingir e ter como clientes em sua oficina. O público-alvo tem características em comum como a faixa etária, localização geográfica, a classe socioeconômica, os hábitos, interesses, motivações e, principalmente, as suas dores (necessidades).
Baseado nessa primeira análise, descubra quais produtos e serviços na sua região atendem ao seu público-alvo e faça uma lista de potenciais parceiros. Por exemplo, uma pessoa que está em busca de um seguro automotivo, certamente em algum momento ela fará uso de uma oficina mecânica.
Como próximo passo, é necessário que você defina a sua oferta, ou seja, o que será oferecido em troca dessa parceria. É importante ressaltar que uma parceria envolve vantagens mútuas, que podem ser um desconto, brinde ou condições especiais para os clientes dos seus parceiros, por exemplo. Afinal de contas, parceria não é só receber. ?
É muito importante checar também a reputação dos seus “futuros” parceiros, pois uma imagem ruim deles pode ser prejudicial para a sua própria marca. Você pode, por exemplo, verificar qual é a avaliação da empresa nas mídias sociais e em sites de reclamação.
Prepare uma apresentação bem feita e formalize a sua proposta à outra empresa. Além de explicar os benefícios, você mostra o comprometimento e profissionalismo da sua oficina, aumentando as chances de ter uma resposta positiva.
Um marketing bem feito, além de passar credibilidade é um meio de captação e fidelização de clientes.
Se a sua oficina ainda não fez uso desses importantes recursos, não se preocupe, com pequenas ações você conseguirá sentir resultados e fazer com que a sua oficina perpetue nos negócios e se destaque neste segmento tão concorrido como o da reparação automotiva.
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