Nos dias de hoje, todos os tipos de estabelecimentos comerciais precisam aderir a algumas regras básicas e inovar sempre, com o intuito de “decolar” no mercado, e com as oficinas mecânicas não é diferente. Neste artigo, daremos 5 dicas de como chamar a atenção de novos clientes de forma positiva e criar vínculos duradouros com eles.
Cuide da fachada da sua oficina
Vamos começar com a fachada, já que ela é a responsável por atrair as pessoas que normalmente passam pela frente da sua oficina mecânica.
Por isso, é fundamental ficar atento à pintura e manutenção das paredes e portões, providenciar um banner bem estiloso, com o nome e o logo da oficina, uma iluminação adequada, para chamar a atenção, inclusive no período da noite.
Além disso, pode ser uma boa ideia colocar plantas na fachada, para criar a imagem de empresa ecologicamente correta, que se preocupa com o meio ambiente.
Tenha uma recepção confortável
Sim, é importante investir em uma recepção bonita, bem decorada e aconchegante, afinal, é onde você irá receber os seus novos clientes e a primeira impressão é a que fica. Além disso, enquanto aguarda a realização de serviços rápidos, como a troca de óleo, por exemplo, o cliente poderá ficar em um local onde se sinta bem e acolhido.
A recepção pode ter um sofá, revistas especializadas em automóveis, uma televisão, wi-fi, carregadores de celular, cafezinho, chá, balas, água, biscoitos, etc. E novamente, a presença de plantas será sempre bem-vinda, para dar um toque especial ao ambiente.
Tudo isso contribui para fidelizar os clientes, proporcionando um local agradável para aguardarem enquanto o seu veículo está sendo consertado ou passando por revisão.
Faça o descarte apropriado de resíduos
Todas as oficinas mecânicas devem separar os resíduos de forma correta, conforme as normas definidas pela secretaria municipal do meio ambiente.
Além de ser o cumprimento de uma obrigação, essa e outras medidas ecológicas, como o armazenamento da água das chuvas, entre outras, ajudam a manter uma boa imagem da empresa.
É sempre bom saber que a oficina que conserta o nosso carro se preocupa com o planeta e age de forma sustentável.
Tenha serviços de transporte e atendimento móvel emergencial
Prestar o atendimento móvel emergencial e o serviço de levar e trazer o cliente, caso o carro dele precise ficar alguns dias na sua oficina, é interessante, porque proporciona praticidade.
Além disso, se o carro dele der problemas na ida ao trabalho, por exemplo, ele saberá que pode contar com sua oficina para socorrê-lo no local onde estiver. Tudo isso, com certeza, são diferenciais que levam seu estabelecimento muito à frente da concorrência.
Site e redes sociais
Muitos proprietários de oficinas mecânicas se preocupam exclusivamente com a parte técnica e com o conserto dos automóveis dos clientes. Mas é preciso pensar além, para poder fazer o seu negócio crescer.
É necessário investir num bom site e em redes sociais, para divulgar os serviços, informações e mostrar que a sua empresa é moderna e acompanha as mudanças tecnológicas.
Isso também faz com que sua oficina se torne mais conhecida, contribuindo, inclusive, com a credibilidade no mercado.
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Para finalizar, essas são algumas poucas dicas que você pode utilizar em sua oficina, mas existem muitas outras que incluem treinamentos dos funcionários, inovação nos serviços, venda de produtos automobilísticos, a utilização de ferramentas, peças e equipamentos de qualidade, fazer parcerias, promoções, disponibilização de várias opções de pagamento, como crédito, débito e pix etc.
Aí vai da sua imaginação e criatividade para levar a sua oficina ao topo, onde a concorrência terá dificuldades de chegar!