Recentemente fizemos um Pit Stop IKS todo voltado para falar da importância do marketing digital para oficinas (clique aqui para conferir esse programa imperdível), nele comentamos sobre a importância de se ter redes sociais e nutri-las com conteúdos sempre que possível.
Mas não basta só fazer publicações recorrentes, também é preciso que elas sejam de qualidade e tenham a ver com a sua área de atuação. Se você tem uma oficina mecânica, não faz muito sentido postar imagens ou vídeos sobre culinária, saúde, esportes, política, etc. Ao manter o foco você agrega mais autoridade aos seus perfis.
Para ajudar os donos e donas de oficinas a se aventurarem pelo mundo das redes sociais, criamos este artigo com dicas de conteúdo que podem ser compartilhados pela sua oficina. Assim, você proporcionará entretenimento e informação aos seus seguidores, além de mostrar que realmente entende do assunto.
Vamos lá?
1 - Passo a passo
Alguns vídeos que fazem bastante sucesso na internet são aqueles que mostram o funcionamento de máquinas e equipamentos ou então que mostram eles sendo desmontados aos poucos.
Esse pode ser um tópico de interesse para os seguidores da sua oficina. Mostrar um carro, ainda mais se for daqueles clássicos, sendo consertado e voltando a funcionar deixará claro para todos que assistirem ao vídeo a competência do seu trabalho.
Ou então você pode fazer o inverso: gravar um veículo sendo desmontado. Faz parte da nossa curiosidade natural saber o que existe dentro de automóveis, motos, eletrodomésticos, gadgets, etc.
2 - Dicas
Outra boa maneira de mostrar a sua experiência em reparos automotivos. Com uma boa dica você pode ajudar outros profissionais da área ou até mesmo motoristas a manterem seus automóveis funcionando por muito mais tempo.
Pode ser desde um conselho para facilitar um reparo ou uma indicação de peça que garante mais qualidade ao trabalho realizado pela oficina. Por exemplo, sugerir o uso de cabos IKS Cablex com certeza fará suas publicações bombarem de like.
Brincadeiras à parte, as dicas podem tanto ser dadas em forma de vídeo quanto de fotos, o importante é ser algo relevante para os seus seguidores.
3 - Perguntas
Essa opção, além de gerar conteúdo para a sua oficina, também te permitirá conhecer melhor quem te segue. Para não encher a sua timeline com várias dúvidas, você pode postá-las nos stories, assim depois de 24h ela irá sumir e você ficará com as respostas.
E se você estiver se perguntando o que pode ser perguntado, aqui vão algumas dicas:
- O que você prioriza em uma oficina mecânica?
- O que você considera um bom atendimento?
- Com que frequência você vai ao mecânico?
- Costuma ouvir indicações de amigos na hora de procurar uma oficina?
- Já deixou de realizar um reparo por causa do preço?
4 - Dia a dia
Quer trazer um pouco mais de autenticidade para as suas redes sociais? Mostre o cotidiano da sua oficina, como os carros que chegam para serem consertados (mas não se esqueça de pedir a permissão dos donos antes de publicar) e os serviços que o seu estabelecimento realiza.
Dê espaço também para os mecânicos aparecerem e falarem sobre os trabalhos realizados, isso ajudará gerar conexão entre o seu negócio e os seus seguidores.
5 - Trends
Como comentamos no último Pit Stop IKS, as tendências das redes sociais podem até ser uma boa forma de gerar conteúdo nos perfis da sua oficina, mas é preciso tomar cuidado com elas.
Seguir trend apenas por seguir pode acabar gerando um conteúdo que não tem a ver com a sua oficina ou com seus seguidores. Não há nada de errado em participar da febre do momento, mas é preciso analisar se ela combina com o que você faz.
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Olha só como há várias alternativas de conteúdo para você compartilhar com os seus seguidores, agora basta começar a produzir e publicar. Se quiser mais dicas assim, não deixe de conferir o nosso blog com frequência e de nos seguir nas redes sociais.