Além de serem componentes essenciais para a locomoção do seu automóvel, afinal sem eles não é possível sair do lugar, os pneus também podem ser considerados itens de segurança. Caso eles estejam gastos, não haverá ranhuras para assegurar uma boa frenagem.
Então, para garantir que as suas viagens sejam longas e seguras, é preciso cuidar direitinho dos seus pneus. Usá-los de qualquer jeito irá diminuir a vida útil deles, consequentemente seu carro irá ficar parado e você terá que gastar um bom dinheiro para adquirir um conjunto novo.
Se você não está a fim de colocar a mão no bolso e nem de adiar aquela sua viagem de fim de ano, o jeito é dar uma conferida nesse artigo exclusivo. Separamos dicas de cuidados para você colocar em prática no dia a dia para, assim, manter seus pneus em bom estado por muito mais tempo.
Confira abaixo!
1 - Não deixe de calibrar
O recomendado é que você realize a calibragem dos pneus toda vez que for abastecer o seu carro, mas se isso não for possível, pode ser de 15 em 15 dias mesmo.
A falta de calibragem pode resultar numa série de problemas, como a diminuição da vida útil dos pneus e também o aumento no consumo de combustível. Então se não quiser gastar dinheiro além do necessário, é bom gastar uns minutinhos realizando uma boa calibração.
Se você tiver dúvidas a respeito da calibração certa para o seu carro, vale sempre dar uma olhada no manual do fabricante.
2 - Nada de excesso de peso
Cargas muito pesadas podem afetar a estrutura do pneu, consequentemente causando o desgaste dele ao longo do tempo. Esse é um cuidado que você deve tomar principalmente com os pneus de carros e motos, visto que eles não foram feitos para suportar volumes excessivos.
3 - Sem freadas bruscas
Claro que não dá para evitar, em situações de emergência você vai precisar dar aquela freada súbita. No entanto, fazer isso sempre pode desgastar a ranhura dos pneus, deixando-os lisos antes do previsto.
Isso é perigoso, pois quando você realmente for precisar deles, num momento mais sério, a freada pode não ser tão efetiva quanto seria caso os pneus ainda estivessem com suas ranhuras.
4 - Realize a revisão antes de viajar
Imagina sair para viajar com a família, todo mundo no carro curtindo a paisagem e ter que interromper a diversão de todo mundo por causa de um pneu que deu problema. E isso e no melhor dos casos, já que dependendo da condição dos pneus pode até rolar um acidente.
Para não ser pego desprevenido, o melhor a se fazer mesmo é realizar a revisão antes de cair na estrada. O bom dessa atitude é que será possível também precaver problemas em outras partes do veículo.
5 - Rodízio são necessários
Talvez você não saiba, mas pneus dianteiros e traseiros sofrem cargas, sendo assim, eles não se desgastam da mesma forma. Para assegurar que os quatro pneus se deteriorem de maneira uniforme, é bom realizar o rodízio deles com uma certa frequência.
6 - Balanceado e alinhado
Esse cuidado é indicado sempre que você realizar o rodízio de pneus, mas também pode ser feito quando você sentir o veículo “puxando” para um lado. Além de manter o carro andando em linha reta, o alinhamento também evita o desgaste desigual dos pneus.
-
Pode até dar um pouco de trabalho, mas vale muito a pena cuidar dos pneus!