Que a manutenção do carro sempre em dia evita problemas inesperados, todo mundo sabe. Mas, por incrível que pareça, o que mais existe são pessoas que não tomam as medidas fundamentais para manter o seu veículo em ordem e andam com ele por aí sem nenhum tipo de cuidado, como se não houvesse amanhã.
Com isso, ocorrem sufocos e aborrecimentos que poderiam ter sido evitados e que, muitas vezes, acabam saindo mais caros do que fazer a manutenção.
Para evitar esse tipo de transtorno e prejuízos, daremos algumas dicas que podem te ajudar.
Mantenha os pneus calibrados
Você sabia que os pneus precisam ser calibrados toda semana, de acordo com as regras da montadora, que constam no manual do usuário? Isso porque pneus descalibrados geram desgaste na roda e deixam o carro mais pesado para dirigir, o que eleva o consumo de combustível.
Preserve a limpeza do carro
Limpar o carro periodicamente contribui com a conservação da pintura e do verniz. E manter a limpeza do interior do carro, bem como dos tecidos dos bancos e dos carpetes, ajuda a evitar poeiras e bactérias causadoras de doenças respiratórias e alergias.
Sem contar que, na hora de revender, esses cuidados fazem toda a diferença e valorizam o automóvel.
Verifique sempre o limpador de para-brisa e vidro traseiro
Se o limpador de para-brisa e vidro traseiro ficar muito tempo parado, ele junta poeira e fica ressecado por conta da exposição solar. Com isso, ele perde a capacidade de funcionar corretamente, atrapalhando a visão para dirigir com chuva.
Faça manutenção da bateria do carro
A bateria do carro não “avisa” antes de perder a carga. Por isso, para não ser deixado na mão, faça a manutenção com frequência e anote sempre que fizer, assim você terá um controle de quando foi checada pela última vez e não deixará passar tempo demais.
Fique sempre de olho no alinhamento da direção
O maior sinal de que isso está ocorrendo, pode ser o seu carro puxando para um lado. A direção desalinhada coloca você, o carro e os passageiros em risco. Por isso, não espere que isso aconteça e leve seu carro sempre a um profissional especializado para fazer a manutenção da direção.
Cuide sempre das lâmpadas, dos faróis e das lanternas
Fique sempre atento sobre as lâmpadas, faróis e lanternas do carro. Afinal, além de prejudicar a sua segurança no trânsito, você também pode acabar sendo parado em uma blitz e recebendo uma multa. Para evitar que isso ocorra, uma dica é verificar esses itens sempre antes de sair com o carro da garagem.