Área do Mecânico

Como aumentar as vendas da sua loja de autopeças

IKS Cablex

Faça chuva ou faça sol, o setor automotivo está sempre em alta no Brasil. Apesar dos tempos mais difíceis pelo qual estamos passando, as vendas de automóveis não param, mesmo, logo há mais carros nas ruas e mais reparos a serem feitos.


E um reparo automotivo de qualidade não pode ser realizado sem a peça certa, e é aí que entra a oportunidade das lojas de autopeças! Mas mesmo com esse cenário totalmente propício para o sucesso delas, nem todo mundo consegue dar aquela alavancada nas vendas.


Se é o caso da sua loja de autopeças, talvez nossas dicas venham bem a calhar para ela. Nelas, falamos desde vendas e organização até relacionamento com os clientes. Esperamos que você faça bom uso delas e também que sejam úteis para o seu comércio.


Vamos lá? Boa leitura!


1 - Atendimento de qualidade

Boa parte dos clientes que a sua loja recebe são donos de oficinas em busca de peças para usar nos reparos. Isso significa que eles vão estar sempre precisando de novos produtos, podendo retornar mais vezes para comprá-los com você. A não ser que o atendimento não seja lá essas coisas.


Um atendimento que deixa a desejar pode comprometer bastante as suas vendas, fazendo com que os seus clientes procurem peças nos concorrentes. Então, não custa nada ser atencioso, receber as pessoas com um sorriso no rosto e tentar saber no que você pode ajudar.


Um bom atendimento não te ajuda a fazer apenas uma venda, mas várias.



2 - Relacionamento com o cliente

Outro fator que também te ajuda a garantir várias vendas é ter uma boa relação com os seus clientes. Na hora de realizar a primeira venda, colete alguns dados importantes como, nome completo, aniversário, telefone e, claro, pergunta se a sua loja pode mandar mensagens quando necessário.


Assim, você pode informar seus clientes quando as peças que eles precisam tiverem chegado, anunciar descontos e promoções ou apenas mandar uma mensagem desejando um feliz aniversário para ele.


Pode parecer simples, mas são atitudes assim que mostram que você se lembra dos seus clientes e que eles são muito importantes para a sua loja.



3 - Promoções e descontos

Assim como você sempre aproveita uma boa promoção no supermercado ou em algum site para fazer aquela compra sem gastar muito, seus clientes também adoram comprar autopeças pagando pouco. E é aí que as promoções e descontos entram em ação.


Você pode aproveitar datas, como o Natal e a Black Friday, para dar uma diminuída nos preços das suas peças. Só não vai inventar de tentar usar o Dia das Mães ou Dia das Crianças para vender cabos, hein!


Você também pode fazer típicas ações de desconto progressivo, que dá benefícios maiores de acordo com o volume de compra realizado. Ou então fazer preços menores para clientes que indicam sua loja para outros donos de oficina.


Enfim, o que não faltam são opções de promoção para você realizar.



4 - Marketing digital

Hoje em dia, ter uma presença digital é muito importante. Boa parte das pessoas tem acesso à internet e às redes sociais, e elas podem conhecer o seu negócio por lá. Através dos perfis da sua loja, você pode anunciar novos produtos, promoções ou apenas mostrar o dia a dia de quem trabalha nela.


Um bom marketing digital atrai novos clientes e te aproxima daqueles que já te conhecem.



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Viu como nossas dicas são variadas? Agora é só colocar elas em uso! E se precisar de cabos de comando para a sua loja, não deixe adquirir os da IKS Cablex!

Escrito por IKS Cablex