Área do Mecânico

Como fazer uso do pós-vendas na sua oficina

IKS Cablex

Se você nunca se interessou em saber se os seus clientes estão satisfeitos com o trabalho da sua oficina, talvez seja hora de prestar atenção nisso. Um bom pós-vendas pode garantir que novos reparos sejam realizados no futuro.


Atender um cliente uma vez é bom, mas atendê-lo várias vezes é melhor ainda. E tendo uma oficina mecânica, isso é bem possível, tendo em vista que um veículo pode apresentar inúmeros problemas ao longo da sua vida útil. E com certeza, caso você faça o seu trabalho corretamente, os donos dos veículos irão lembrar de você sempre que precisar de um novo reparo ou manutenção preventiva.


Mas não é só isso, existem outras formas de garantir que eles ficarão plenamente satisfeitos a ponto de retornar para sua oficina caso haja a necessidade. Por melhor que seja o serviço realizado na sua oficina, existem ferramentas e estratégias que farão seus clientes se sentirem valorizados a ponto de quererem sempre ser atendidos por você e pelos seus funcionários.


Neste artigo, você vai encontrar dicas e sugestões para saber se as pessoas ficaram satisfeitas com seus reparos, além de aprender formas para fazer seu nome ser lembrado sempre que um novo conserto for necessário.



Antes de mais nada: faça bem o seu trabalho

Essa dica pode até ser bem óbvia, mas nenhum cliente vai querer levar o carro ou a moto novamente à sua oficina se o problema inicial não houver sido resolvido. Sim, você quer que eles voltem, mas não com o mesmo problema de antes.


Portanto, dê o seu melhor em cada trabalho, sempre usando peças de qualidade, como, por exemplo, os cabos IKS Cablex.



Satisfação em primeiro lugar

Certo, então você deu o seu melhor em cada reparo que chegou até você. Mas será que os seus clientes têm a mesma opinião? É sempre importante ir atrás desse tipo de informação. 


É algo que deixa claro que você se importa com a opinião do seu cliente e está disposto a melhorar. E tudo bem se você ou algum de seus colaboradores receber uma, ou outra crítica negativa, acontece com profissionais de qualquer área. Mas garanta ao responsável pelo comentário que o que foi apontado por ele será melhorado.


E vá com calma, não ligue ou mande mensagem já no dia que cliente for buscar o veículo. Espere um ou dois dias, alguns problemas demoram um pouquinho para darem as caras. 


Você também pode fazer uma pesquisa de satisfação solicitando que seus clientes deem notas para pontos como atendimento, satisfação com o serviço realizado, tempo de espera, etc. Deixe claro que a opinião deles importa!



Tenha os principais dados sobre seus clientes

Chegou um cliente novo na sua oficina? Enquanto você realiza o atendimento inicial já dá para ir coletando algumas informações a respeito dele, como nome completo, número de telefone, e-mail, aniversário, endereço, profissão, entre outros dados.


Pode parecer besteira, mas assim você terá em mãos formas valiosas de manter contato com as pessoas que frequentaram a sua oficina, mandando mensagens para informar sobre promoções ou simplesmente para dar feliz aniversário!


Quem não gosta de se sentir lembrado, não é mesmo?



Todos ganham com brindes e descontos

Você sabia que é possível fazer com que os seus clientes levem uma parte da sua oficina sempre? Os brindes são um jeito simples, mas eficiente, de se colocar no dia a dia das pessoas. Chaveiros, calendários, canetas ou ecobags, além de muito úteis, possibilitam que a sua marca seja levada de um lado para o outro.


Outra vantagem que também pode ser oferecida são os descontos. Você pode fazer uma promoção comemorando o aniversário da sua oficina, o aniversário do seu cliente ou dar um desconto caso ele indique seu trabalho para um amigo ou conhecido. 



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Tá vendo como é simples manter o contato com o seu cliente mesmo após o serviço ter sido realizado? Usando as nossas dicas direitinho, eles não só ficarão satisfeitos com o que foi feito como também poderão indicar ou voltar para a sua oficina futuramente.


Outra boa forma de garantir clientes satisfeitos é usando cabos IKS Cablex. Procure a loja de autopeças mais próxima para garantir os seus!



Escrito por IKS Cablex