Nas últimas décadas, a frota de motos no Brasil deu um salto gigantesco. Elas passaram de itens secundários a verdadeiros sonhos de consumo dos brasileiros, além de também poderem ser usadas como ferramenta de trabalho por alguns profissionais.
E quem ama sua moto cuida dela no dia a dia, até para poder tê-la em bom estado por muito mais tempo. Afinal, ninguém quer sair para fazer aquela viagem de duas rodas pela estrada e ter que parar no meio do caminho porque a moto deu problema.
Alguns cuidados são para manter a boa aparência do veículo, já outros para manter o perfeito funcionamento dele, mas todos os que comentaremos aqui são essenciais, devendo ser praticados diariamente se você quiser estender a vida útil da sua moto.
Abaixo você confere algumas dicas. Boa leitura!
1 - Cuidado no trânsito
Muitos dos danos e defeitos que podem ocorrer em sua moto são decorrentes da forma como você guia ela no dia a dia. Se você levar ela até o limite e viver se colocando entre os carros, é óbvio que ela vai começar a apresentar avarias e problemas com o passar do tempo.
É compreensível que algumas situações exigem um pouco mais de velocidade, mas não dá para ser o tempo inteiro desse jeito. Além de poder danificar a moto, pilotar desse jeito também coloca a sua vida em risco.
A falta de uso também pode prejudicar a moto, pois quando um equipamento fica sem funcionar por muito tempo ele acaba ressecando ou degradando. No entanto, isso só acontece se a moto ficar mais de seis meses sem funcionar.
2 - Exija peças de qualidade
Mesmo assim, é normal que ela apresente problemas de vez em quando. Só não dá defeito a moto que não é colocada para funcionar. E quando isso acontecer, exija que o mecânico use peças de qualidade.
Cabos IKS Cablex e outros itens que prezam pela excelência duram mais tempo após a realização do conserto. Assim você não precisa se preocupar se terá alguma dor de cabeça após sair da oficina.
3 - Hora da limpeza!
Uma moto bem cuidada é uma moto bonita. Saindo de casa ou andando pelas ruas da cidade, ela vai acabar ficando suja de qualquer forma. E você não vai querer sair por aí com a sua moto toda suja, né?
Separe uns minutinhos a cada 15 dias para dar uma bela lavada na sua, sem deixar de passar um paninho para dar aquele brilho.
E a limpeza não serve só para deixar ela bonita, já que o acúmulo de sujeira também pode afetar o funcionamento. É uma forma de cuidar dela por dentro e por fora.
4 - Cuidados recorrentes
Há uma série de pequenos cuidados que também asseguram o bom funcionamento da sua moto por muito mais tempo. Manter os pneus bem calibrados, realizar troca de óleo e mantê-la bem lubrificada são alguns deles.
Caso a sua moto seja nova também não dá para deixar de levá-la nas revisões, verifique o manual do proprietário para se informar a respeito do intervalo de tempo e de quilometragem.
-
Agora você já sabe os principais cuidados necessários para que a sua moto funcione perfeitamente por muito mais tempo. Esperamos que o nosso artigo tenha ajudado você!
CLIQUE AQUI e confira a Linha Moto da IKS.