Viajar de carro em família durante as festas de fim de ano é quase uma tradição passada de geração em geração. Temos certeza que os seus pais faziam isso e agora você faz isso com seus filhos e esposa ou marido. Pode até rolar alguns desentendimentos no caminho, mas a diversão é garantida.
Só que para esse momento de união não acabar do pior jeito possível, é preciso tomar alguns cuidados. Assim você poderá viajar sem maiores preocupações, curtindo ao máximo seu passeio com a família.
Mas você sabe quais cuidados são esses? Para te ajudar a organizar sua viagem, resolvemos montar uma lista com tudo que você precisa fazer antes e durante a sua jornada. Há desde cuidados com o carro, com a bagagem, com a casa e até com você!
Então, pegue o seu GPS e siga em frente com a sua leitura!
Antes de mais nada, revisão
Pode até parecer uma dica clichê ou repetida, mas é sempre bom lembrar de levar o carro para fazer aquela revisão. Além de garantir que o veículo estará em bom estado para rodar algumas centenas de quilômetros, esse procedimento ainda pode identificar possíveis problemas que poderiam vir a ocorrer.
Não pense como um gasto, mas, sim, como uma forma de garantir a segurança daqueles que você ama e também daqueles que as outras pessoas amam. Deixar de levar seu automóvel para a oficina pode ser aquele barato que acaba saindo caro.
E se o mecânico acabar identificando problemas nos cabos, não deixe de exigir IKS Cablex. Os nossos cabos são produzidos com tecnologia de ponta e seguindo fielmente os projetos das montadoras
.
Não exagere na bagagem
Muita bagagem pode ser um problema por dois motivos. Além de ser mais coisa para você perder durante a correria da viagem, é provável que o peso em excesso desestabilize o veículo durante uma frenagem de emergência.
Para não ser sabotado por malas e bolsas, tente se organizar alguns dias antes de a viagem ser feita, verificando o que deve ou não ser levado. Se deixar para a última hora, é quase certeza que irá carregar mais do que o necessário.
Pondere quanta roupa (e até comida) será preciso levar para os dias que vocês vão ficar fora. Ao pensar racionalmente, você está no caminho correto para evitar exageros.
Não é só o carro que precisa estar 100%
Você também precisa estar em boas condições para dirigir pelas estradas brasileiras. Nada de se arriscar saindo por aí com sono ou alcoolizado, pois você pode acabar com o fim de ano de várias outras pessoas, além do seu.
Se estiver muito cansado, tente parar e tirar um cochilo ou reveze a direção com alguém que está viajando com você. Sono e direção não combinam, e álcool e direção, menos ainda. Nem pense em fazer sua viagem de volta após tomar umas e outras durante a ceia de Natal ou depois da festa da virada.
Calma, a estrada ainda vai estar lá quando a embriaguez passar.
Deixe sua casa protegida
Tão ruim quanto não sair para viajar, é sair e ficar preocupado com o que pode acontecer com a sua casa. Claro, coisas ruins podem rolar a qualquer momento, mas você não pode deixar isso estragar seu lazer.
Deixe alguém de olho na sua casa ou até chame uma pessoa de sua confiança para passar uns dias por lá. Se quiser algo mais profissional, pode contratar uma empresa especializada no assunto.
-
Seguindo essas dicas, você poderá aproveitar cada momento da sua viagem sem precisar interrompê-la para resolver imprevistos, curtindo ao máximo a sua família e o destino das suas férias.