Área do Mecânico

Guia para abrir a sua oficina

IKS Cablex

O que é necessário fazer e saber antes de abrir a própria oficina? As respostas você encontra em nosso texto com as principais informações sobre o assunto


Apesar de tudo, a frota de carros e motos do Brasil não para de crescer! Todos os dias, milhares de veículos chegam às ruas. E, como não poderia deixar de ser, a demanda por consertos automotivos também aumenta constantemente.


Pensando por esse lado, esse é o momento certo para abrir a sua própria oficina mecânica. E como frota brasileira é gigantesca, você pode até mesmo focar ela para um determinado nicho, como carros de luxo, carros antigos ou motos.


Mas antes de sair por aí contratando gente e comprando os macacões para vocês trabalharem, é preciso tomar alguns cuidados que garantirão o sucesso da sua empreitada. Da localização aos equipamentos, existem informações que você precisa saber antes de montar sua oficina mecânica.


Para que você não fique perdido a respeito do que é preciso fazer antes de começar o seu próprio negócio de reparos automotivos. Boa leitura!



Localização

É muito importante escolher com cuidado onde a sua oficina ficará, pois, esse é um fator que poderá influenciar diretamente nas escolhas e decisões do seu público. Por exemplo, se a sua oficina ficar numa região muito distante da cidade, você acha que alguém irá se dispor a gastar tempo e gasolina para ir até lá?


O ideal é ficar numa rua ou avenida que seja próxima a uma região movimentada da cidade. Sua oficina com certeza será vista por todos que passarem por ela, além de ficar mais fácil de ser localizada.



Equipamentos e tecnologia

É com eles que você irá mexer nos veículos e realizar os reparos, então vale ficar ligado naqueles equipamentos que toda oficina deve ter, como:


  • Scanners
  • Elevadores
  • Máquinas repuxadoras
  • Duplicador de vagas
  • E vários outros


Por mais caros que sejam, equipamentos mais novos são mais tecnológicos e modernos, e justamente por essa razão estão mais aptos para serem usados nos carros que estão sendo usados atualmente. Sem falar que a chance deles apresentarem defeitos é muito menor.


Como dissemos, o preço pode ser mais elevado, sendo assim, realizar uma pesquisa pode garantir que você adquira um bom equipamento por um valor ainda melhor!


Peças de reposição

Trabalhar com boas peças de reposição vai garantir que seus clientes ficarão satisfeitos com os seus reparos, afinal, a chance delas darem problema ou quebrarem após pouco de uso são muito pequenas.


Em se tratando de cabos automotivos, os melhores que você pode encontrar são os da IKS Cablex, pois eles são fabricados de acordo com os projetos das montadoras dos veículos.



Formação

Mas nem tudo diz respeito apenas a parte física da sua oficina, há também intangível do negócio, como o seu conhecimento na área. Se você estudou ou está fora do mercado há muito tempo, uma atualização se faz bastante necessária.


Tanto quanto as peças e o seu local de atendimento, é a sua capacitação que vai fazer com que os donos dos automóveis confiem no seu trabalho, te indicando para os seus amigos e conhecidos.


Até porque os consumidores estão mais exigentes, e é preciso saber necessário estar antenado para saber como lidar com os diferentes modelos que chegarão até você. Caso contrário, o próximo reparo pode ficar com a oficina da rua de trás.



Documentação

Por fim, tenha em mãos a documentação necessária para abrir a sua oficina. Na verdade, o mais correto é que você comece a correr atrás disso quanto antes, já que essa parte burocrática sempre tende a ser mais demorada.


Entenda exatamente o que você precisa fazer para conseguir os documentos necessários:

  • Faça o Contrato Social da oficina na Junta Comercial
  • Depois, faça o número do seu CNPJ com a Receita Federal
  • Em seguida, vá à Secretaria de Estado da Fazenda a fim de emitir a Inscrição Estadual
  • Solicite o alvará e a Inscrição Municipal na prefeitura da sua cidade
  • Por fim, também é necessária a aprovação do Corpo de Bombeiros para que o seu negócio comece a funcionar


Mas calma que ainda não acabou, pois, pode ser necessário conseguir outros documentos para que a sua oficina comece a funcionar dependendo da região em que você se contra. É importante se informar a respeito disso para que nada esteja faltando na hora de dar entrada na documentação.



-



É, há muito a ser feito antes de abrir a sua própria oficina, mas quando ela estiver aberta com vários clientes solicitando o seu trabalho, você vai ver que tudo isso valeu a pena.

Escrito por IKS Cablex