O avanço da indústria automotiva não para e algumas tendências trazem transformações significativas, impondo inovações a toda a cadeia. Fique de olho e acompanhe!
- Conectividade, veículos autônomos e experiência digital
Painéis digitais, carros conectados à nuvem, veículos autônomos, realidade aumentada e virtual.
A indústria automotiva e gigantes em tecnologia têm avançado muito rapidamente em direção à digitalização dos veículos e novas gerações de carros, graças a tecnologias como a telefonia móvel 5G e o avanço da edge computing, que transfere a operação de processamento de dados de um dispositivo para a nuvem, possibilitando quantidades massivas de computação em tempo quase real.
Tudo isso, visando criar uma nova experiência para o consumidor atrás do volante, consumidor este cada vez mais exigente e conectado. Isso significa que devemos mudar drasticamente a forma como pensamos o veículo em seu formato tradicional.
- E-commerce
Uma das principais tendências em inovação do setor automotivo é o desenvolvimento de novos modelos de vendas, com a implantação e utilização do e-commerce, que é uma realidade mundial e ganhou força com a pandemia. Daí vem a importância de estar ativo nos canais digitais.
Entretanto, é sempre bom reforçar a importância de um planejamento estruturado – não somente para vender nas plataformas online e entender como este universo funciona, mas principalmente para oferecer uma boa experiência de compra ao cliente.
- Avanço da eletrificação
Mesmo diante das baixas vendas internas e da incerteza com relação ao abastecimento e manutenção, os carros elétricos já são uma realidade no mercado brasileiro. Os altos preços contribuem para a popularização lenta deste tipo de veículo que, por enquanto, deve continuar mais restrito ao segmento premium. Entretanto, embora ainda tímida no Brasil, eletrificação veicular caminha a passos largos no mundo.
De acordo com a ABVE (Associação Brasileira de Veículos Elétricos), atualmente há 45 mil carros elétricos em circulação no território brasileiro, que representam apenas 1% do total. Ainda assim, a associação tem presenciado um crescimento. Em 2020, as vendas de automóveis híbridos e elétricos apresentaram um crescimento de 66,5% em comparação a 2019.
- Sustentabilidade e consciência ecológica
A adoção de práticas sustentáveis requer planejamento, e não apenas boa vontade. Cabe a cada empresa analisar os seus processos e definir as melhores soluções para buscar e implementar formas de uso responsável dos recursos naturais e destinação correta dos seus resíduos, evitando assim danos irreversíveis à natureza.
É uma mudança de postura necessária, não somente para contribuir com a preservação dos recursos naturais, mas também para que as empresas permaneçam no mercado.
- - Tenha uma Licença Ambiental atualizada;
- - Implemente a coleta seletiva em sua oficina mecânica, através da separação de acordo com o tipo de resíduo e classificação por cores;
- - Destine os resíduos gerados para a reciclagem e reutilização, eliminando o envio para aterros sanitários;
- - Descarte corretamente os óleos lubrificantes usados ou contaminados e outros resíduos poluentes. De forma alguma jogue esses resíduos diretamente no esgoto;
- - Treine seus colaboradores para separar adequadamente os resíduos sólidos dos líquidos;
- - Armazene e descarte os resíduos perigosos baseado em normas técnicas e de segurança. Lembre-se que este tipo de resíduo somente pode ser descartado em aterros construídos especialmente para este fim ou incinerados de forma controlada. Se necessário, utilize os serviços de empresas homologadas que se encarregam da coleta, que deve ser realizada de acordo com normas em relação ao transporte e à disposição final.
- Reciclagem de veículos
A reciclagem automotiva está ganhando espaço no Brasil. A Lei do Desmanche (nº 15.276/14) entrou em vigor no Estado de São Paulo para regulamentar os desmanches e com ela a expectativa de redução no número de roubos e furtos de veículos. Tendo como modelo a Lei Estadual, o Governo Federal sancionou a Lei nº 12.977 em maio de 2014, que regula e disciplina a atividade em todo o País.
Desta forma, o consumidor passou a ter acesso a peças de reuso com garantia de procedência. De acordo com a legislação, todas as empresas de desmonte de carros têm que ser credenciadas no Detran e na Secretaria da Fazenda e apenas os desmanches cadastrados podem vender peças de reuso para o consumidor final.
Mediante este cenário, empresas de reciclagem automotiva já se encontram em operação, em sua maioria em projetos pontuais envolvendo seguradoras ou departamentos de trânsito. Atualmente, apenas 1,5% da frota brasileira passa pelo processo de reciclagem, mas há muito espaço para o crescimento da atividade no país.
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