Área do Mecânico

Prepare o seu veículo para os dias de chuva

IKS Cablex

Prepare o seu veículo para os dias de chuva 


Neste post, vamos falar sobre como cuidar devidamente do seu automóvel, para que ele esteja sempre preparado para enfrentar chuvas, temporais e enchentes e não te “pegue” de forma desprevenida.

O problema, é que muitas pessoas não costumam estar com as revisões do carro sempre em dia, e acabam passando por maus bocados em situações como essa, percebendo que precisavam ter consertado alguma parte do veículo, somente no meio do trânsito e da tempestade.

Evite esses apuros e até os riscos de acidentes! Para te ajudar, trouxemos algumas dicas que valem ouro.


Bateria

Fique sempre atento se a bateria do seu automóvel está bem carregada e em bom estado. Imagine ser “deixado na mão” por ela, bem no meio da chuva! Em dias ensolarados, isso já é desagradável. Na chuva, então, é ainda pior! Certamente iria estragar o seu dia. Previna-se! 


Palhetas do limpador do para-brisa

Digamos que esse acessório é um dos principais em dias chuvosos. É ele que vai te proporcionar a visão adequada enquanto dirige na chuva. Garantindo a manutenção correta, você evita acidentes. Por isso, as palhetas jamais podem estar ressecadas ou com as bordas “comidas”. 


Água do esguicho do limpador

Olha aí outro item fundamental para a visão no trânsito. Não precisamos nem falar sobre o quanto ele é importante, principalmente no meio da chuva. Neste caso, o reservatório precisa estar sempre cheio de líquido desengordurante e neutro, diluído na água. Não deixe faltar!


Luzes

A cada item abordado aqui, vamos percebendo que não existe um mais importante do que o outro. Todos são essenciais. Por isso, não saia de casa sem olhar as lanternas, os faróis (tanto alto, quanto baixo) e os auxiliares, de milha ou de neblina. Ah, não se esqueça de verificar as luzes de freio e de ré e as setas também! Primordial!


Pneus

Preste atenção e controle, rigorosamente, o tempo de vida útil dos pneus do seu carro. Se eles estiverem em mau estado de conservação, melhor nem falar o que pode acontecer, não é mesmo? Principalmente na chuva, quando o asfalto está mais liso e escorregadio.


Freios

Fique sempre atento à situação das pastilhas e discos. Os freios são “vitais”, faça chuva ou faça sol.


Outros itens importantes

Além desses abordados anteriormente, é preciso lembrar de verificar, com frequência, o funcionamento dos desembaçadores de vidros, do ar-condicionado e das borrachas de vedação, sendo que essas últimas não podem estar com fissuras ou ressecadas. 


Meu carro passou por uma enchente, e agora?

E para finalizar, lembre-se: após passar por uma enchente, mesmo que o seu veículo esteja funcionando, é necessário levá-lo até uma oficina para passar por uma análise detalhada, bem como por uma lavagem interna. Se isso não for feito, o prejuízo e a desvalorização podem ser ainda piores. Mas se seu veículo não funcionar, não tente dar partida. A melhor opção é chamar um reboque e levá-lo para a oficina imediatamente.

Escrito por IKS Cablex