Mais do que uma tendência, os carros elétricos são uma verdadeira esperança para o futuro! Com as emissões de gases e índices de poluição cada vez mais altos, a natureza e o planeta já estão dando sinais de que não vão aguentar por muito mais tempo.
Apesar de ainda existirem poucos carros elétricos efetivamente rodando por aí, espera-se que o número cresça exponencialmente nos próximos anos. Eles não só poluem drasticamente menos que os carros tradicionais, como também são mais silenciosos e oferecem um custo menor por quilômetro rodado.
Por essas e outras razões é bem provável que você tenha que realizar reparos em carros elétricos nos próximos anos. Mas será que você e sua oficina estão preparados para recebê-los?
Como ainda vai demorar um pouco para isso acontecer, dá tempo de você ler esse nosso artigo cheio de sugestões e arrumar sua oficina para atender os primeiros motoristas que apostaram no futuro.
Continue sua leitura para mais informações!
1 - Seus equipamentos são novos?
Como você já deve estar imaginando, o sistema e a mecânica dos carros elétricos é diferente dos demais. Não vamos entrar em muitos detalhes aqui, até porque essa não é a proposta do texto, mas a principal mudança é em relação ao motor.
E carros diferenciados exigem ferramentas e equipamentos diferenciados, fazer uma atualização no que é usado dentro da sua oficina se faz bastante necessária se você quiser atender os novos veículos que estão sendo produzidos atualmente.
Informe-se a respeito das ferramentas indispensáveis para reparos em carros elétricos e, caso ache necessário, adote-as no dia a dia da sua oficina. Só não tente usar os equipamentos que você já tem na sua oficina para consertar veículos assim, o resultado pode não ser bom nem para o carro e nem para você.
2 - Seus conhecimentos estão atualizados?
E da mesma forma que acontece com os equipamentos e ferramentas da sua oficina, seus conhecimentos também precisam ser renovados. Conhecer os sistemas dos carros elétricos é imprescindível para entender como eles funcionam e, claro, para saber como eles devem ser consertados.
Nessas horas, não tente economizar tempo ou dinheiro instruindo-se com base em tutoriais e vídeos de internet. O melhor mesmo é realizar um curso a respeito do assunto para se preparar adequadamente. Uma formação especializada em reparos para carros elétricos vai te deixar mais capacitado para atendê-los, sem falar que os donos deles irão confiar muito mais no seu trabalho.
Mas como falado anteriormente, os carros elétricos ainda são parcela pequena na atual frota brasileira. Se a sua oficina tiver muitos mecânicos, o mais recomendado é ter um que seja especializado no assunto. Com o tempo, conforme esses veículos foram se popularizando, os demais profissionais que trabalham com você podem receber a mesma atualização profissional.
3 - Há um local em sua oficina para recebê-los?
Até as medidas de segurança com carros elétricos são diferentes. O local onde eles ficarão e as ferramentas que serão usadas devem ter isolamento elétrico para proteger o profissional quando for necessário mexer no motor e na bateria do veículo.
Novamente, como ainda há poucos carros elétricos circulando, separe um espaço para eles e expanda conforme a demanda for aumentando.
-
Agora você sabe exatamente o que fazer para atender os carros do amanhã. Mas também não pode deixar de lado os carros de hoje, então entre em contato com o revendedor IKS Cablex mais próximo de você e tenha cabos com a verdadeira qualidade no comando!