Área do Mecânico

4 erros comuns que a sua oficina não deve cometer

IKS Cablex

Ter uma oficina é um trabalho que exige muito profissionalismo e dedicação. Além de ser necessário um conhecimento profundo em reparos automotivos, também é preciso saber como atender os clientes e manter o ambiente organizado para que a rotina de consertos não seja afetada por alguma eventual bagunça.


Ainda assim, por mais que você se esforce, alguns erros acabam acontecendo uma hora ou outra. É normal, mesmo os mecânicos mais experientes cometem sua cota de deslizes de vez em quando. Mas o ideal é que não aconteça, não é mesmo?


Para te ajudar com isso, criamos essa lista com alguns dos erros mais comuns cometidos dentro de oficinas mecânicas. São descuidos simples, mas que podem atrapalhar tanto o seu trabalho quanto o funcionamento do seu negócio.


Certamente você já cometeu ou até mesmo ainda comete algum deles.



1 - Falta de controle e organização no estoque

Um estereótipo comum na cabeça das pessoas é o da oficina desorganizada (e suja com várias manchas de graxa e óleo, em alguns casos), mas você pode começar a mudar a mentalidade delas a partir do seu estoque.


Guardar peças fora do lugar e não manter um controle efetivo delas é a receita para o desastre. Quando você menos esperar, vai se ver precisando de um item específico sem saber onde ele está. Ou pior, ele pode estar em falta na sua oficina sem que você saiba.


Manter seu estoque bem organizado te ajudará a se preparar e se planejar melhor para futuros reparos, sem falar que irá evitar que peças sejam extraviadas ou perdidas entre os reparos.


Se você não sabe como arrumá-lo, temos um artigo que explica direitinho como fazer isso.



2 - Trabalhar com peças de baixa qualidade

Por mais que já tenhamos falado diversas vezes, sempre é bom reforçar como peças de qualidade duvidosa podem afetar negativamente a sua oficina.


Seja por puro desconhecimento ou por achar que vai economizar, pode ser que você e seus colegas de oficina façam uso delas durante o dia a dia, mas, não se engane, o barato pode sair caro.


Peças assim tendem a ter uma vide útil mais curta e a usar materiais de baixa qualidade, a consequência disso são reparos com um prazo de validade curto. Os donos dos veículos certamente não ficarão nada contentes de terem que voltar para sua oficina para resolver o mesmo problema de antes. Quer dizer, isso se eles voltarem para a sua oficina.


Com cabos de comando, uma boa forma de evitar isso é usando os cabos IKS Cablex.



3 - Não investir em divulgação

Fica difícil das pessoas levarem as motos e carros para serem consertados na sua oficina se não souberam a respeito dela. Como a sabedoria popular já diz há tempos, a propaganda é a alma do negócio!


E não precisa, necessariamente, ser na televisão ou no rádio. Hoje, com a internet sendo largamente usada por todos, você pode muito bem anunciar sua oficina nas redes sociais e nas buscas do Google. Faça vídeos, fotos e stories sobre o seu trabalho, mostrando todo o seu conhecimento em reparos automotivos.


Uma fachada chamativa também pode ser bastante efetiva, afinal, muitas pessoas podem já ter passado pela sua oficina sem nem ter notado ela.



4 - Precificar errado o seu serviço

Saber se valorizar é essencial! E isso não é só uma frase de autoajuda, mas também uma dica profissional.


Não são poucos os mecânicos que, por cobrarem um preço muito baixo pelos seus serviços, acabam tendo que fechar as portas. O contrário também ocorre: profissionais com valores altíssimos que veem seus clientes indo embora.


É preciso levar em conta o custo das peças, da mão de obra e o tempo que você leva para realizar determinado trabalho. Nem muito caro e nem muito barato, é preciso estar no ponto.


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E aí, identificou algum erro que você costuma cometer aí na sua oficina? Corrija ele agora mesmo e não deixe passar essas informações para os seus colegas de profissão.

Escrito por IKS Cablex